Sustentabilidade

Sostenibilita (2)

Levar a responsabilidade a sério

 

A Angelini Pharma está, acima de tudo, empenhada em ajudar os doentes. No entanto, reconhece responsabilidades que vão muito além disso: em linha com o compromisso formal com as partes interessadas no seu Código de Ética, a Angelini Pharma desenvolve uma vasta gama de iniciativas sociais em toda a Europa e em todo o mundo.

A Angelini Pharma está profundamente envolvida no campo social, com iniciativas de beneficência e angariação de fundos, tendo organizado amplos programas de doação, incluindo sangue, medicamentos e alimentos.

A educação é outro setor em que a Angelini Pharma é muito ativa, promovendo a formação de estudantes universitários e programas de bolsas.

Um exemplo recente é o projeto Innovonco em Espanha, um concurso aberto a todos aqueles que estão envolvidos no atendimento a doentes com cancro. Os participantes foram convidados a enviar projetos em curso ou planeados para melhorar a qualidade de vida de quem sofre de cancro. A primeira edição do concurso acaba de terminar, tendo ganho os dois projetos vencedores uma bolsa no valor de 6.000 € cada.

Outra iniciativa em curso dirigida a estudantes universitários, em Portugal e na República Checa, são os Angelini University Awards. Uma iniciativa lançada em Portugal no ano letivo de 2009/2010. Este concurso incentiva os alunos a desenvolverem projetos inovadores, com aplicabilidade prática, que respondam a desafios atuais na área da saúde. Projetos vencedores anteriores incluem fraldas analíticas para doentes em tratamento paliativo, com resultados apresentados numa aplicação para smartphone; uma plataforma de software para melhor gestão dos recursos dos serviços de saúde e um dispositivo médico, FixURself, ligado a uma aplicação para telemóvel que aconselha sobre o melhor tratamento para lesões musculares sofridas durante a prática desportiva.

A empresa está também envolvida no patrocínio de associações e fundações que ajudam pessoas que enfrentam ou são desafiadas por dificuldades.

A Angelini Pharma está profundamente empenhada em melhorar a qualidade de vida dos doentes, patrocinando o Headway 2023, uma iniciativa europeia sobre saúde mental. Surgido de uma colaboração entre a Angelini Pharma e o The European House-Ambrosetti, o prestigiado Think Tank italiano, Headway 2023 está a estimular o debate sobre políticas sociais e de saúde em vários países, incentivando a adoção de caminhos inovadores para o diagnóstico, tratamento e recuperação social. O objetivo final é avançar no paradigma atual de gestão e tratamento da doença mental, para que os sistemas sociais e de saúde de cada país garantam vias de atendimento e assistência adequadas e eficazes e, ao mesmo tempo, promovam melhor qualidade de vida aos doentes e estimulem uma verdadeira inclusão social. Espera-se também que isto tenha um forte impacto positivo nas famílias.

A atenção ao ambiente nunca foi tão importante e o compromisso da Angelini Pharma é reforçado pela certificação UNI EN ISO 14001: 2015 de todas as suas instalações de produção. Têm sido feitos importantes investimentos em energia limpa, com uma Equipa de Gestão da Energia que garante melhorias contínuas no consumo de energia. Todas estas medidas reduziram as emissões de CO2 em mais de 650 toneladas por ano.

Recentemente, um sistema de poupança de energia altamente avançado foi colocado em funcionamento na unidade de produção de Ancona. Este sistema monitoriza e explora as condições favoráveis da atmosfera externa para reduzir o nível de arrefecimento da água utilizada para o ar condicionado de interiores. A poupança foi impressionante: o consumo de eletricidade foi reduzido em mais de 830 MWh, com 10 000 m3 / por ano de água potável poupada.

A estrutura do Angelini Packaging Design trabalha há 16 anos para reduzir o impacto ambiental das embalagens, combinando inovação “verde” com requisitos de conservação e melhoramento do produto. O peso e o volume da embalagem foram reduzidos para otimizar a logística de transporte, com a consequente redução da poluição atmosférica por escapes de veículos. Além disso, os materiais reciclados são amplamente utilizados.

Hoje, a embalagem Angelini está de acordo com as mais rigorosas regulamentações ambientais internacionais.

 

COM 33-09/21

ANGELINI UNIVERSITY AWARD

O Angelini University Award! Portugal é uma iniciativa dirigida a jovens a frequentar o ensino superior em Portugal na área da Saúde. O objetivo do concurso é fomentar projetos na área da saúde com aplicabilidade prática que permitam gerar inovação e promover o empreendedorismo jovem. Anualmente, o AUA!  lança um novo mote com relevância e atualidade no universo da saúde.