Headway 2023

Os problemas de saúde mental estão a aumentar a nível global. Apenas na Europa, várias formas de doença mental afetam, anualmente, quase 40% da população total, resultando em mortalidade prematura e afetando o funcionamento e a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias.

A implementação de políticas sociais e de cuidados de saúde física e mental deve, assim, ter prioridade para os sistemas de saúde europeus, de modo a aumentar o acesso a uma qualidade global dos cuidados de saúde.

Para tal, alguns países lançaram novas políticas e legislações neste domínio e muitos estão a registar progressos na gestão de serviços de saúde mental baseados na comunidade, embora ainda existam diferenças muito significativas na Europa.

A partilha de experiências e melhores práticas locais no domínio da saúde mental é, por conseguinte, extremamente importante para otimizar o enquadramento, o diagnóstico, o tratamento e a integração social necessária de todos os doentes.

Neste contexto, a Angelini Pharma – no âmbito do seu compromisso com a Saúde Mental e da sua crescente liderança no domínio das neurociências – aplicou a iniciativa Headway2023, em continuidade e em coerência com os programas, as atividades e os planos da Organização Mundial da Saúde e de instituições e organizações internacionais.

O projeto teve início em 2018 em colaboração com o prestigiado grupo de reflexão italiano The European House – Ambrosetti e visa promover a saúde mental em todos os domínios – de acordo com a recente abordagem “Health in all policies” [Saúde em todas as políticas], promovida pela União Europeia, – ao estimular o debate sobre políticas sociais e de saúde em Itália e Espanha, incentivando a adoção de vias inovadoras para o diagnóstico, o tratamento e a recuperação social. O objetivo final é avançar no paradigma atual de gestão e tratamento da doença mental, para que os sistemas sociais e de saúde de cada país da UE possam garantir vias de tratamento e cuidados adequadas e eficazes e, ao mesmo tempo, promover uma melhor qualidade de vida dos doentes e estimular uma verdadeira inclusão social.

Em 9 de outubro de 2019, a primeira jornada de 2 anos do Headway2023 foi concluída com um fórum de elevado nível organizado pelo Parlamento da UE. Entre outros, deputados, especialistas e académicos multidisciplinares europeus, economistas da saúde e representantes de associações de doentes participaram no evento para discutir e partilhar opiniões e recomendações finais.

A Angelini Pharma acredita firmemente no apoio de tais iniciativas na área de formulação de políticas e reconhece o valor de ir “além do comprimido” com o seu sólido compromisso com os doentes e as suas famílias.

Seguindo a necessidade de aumentar a consciencialização sobre o mental durante estes tempos difíceis, em outubro de 2020,  a Angelini Pharma – apoiada pela The European House Ambrosetti – realizou a “Headway 2023 Mental Health Week”, uma semana de eventos, debates e depoimentos durante os quais especialistas em saúde mental, associações de doentes e cidadãos sensibilizaram para a questão da saúde mental com o intuito de ultrapassar a estigmatização que muitas vezes acompanha a doença mental.

Em 2021, o objetivo do “Headway 2023 foi continuar a trabalhar para partilhar conhecimento e saber como prevenir, diagnosticar, gerir e encontrar soluções que reduzam a carga de transtornos mentais não apenas nos setores de saúde, mas também nos locais de trabalho, escolas e na sociedade em geral. A iniciativa mantém a trajetória dos programas, atividades e estratégias de Governos e Organizações Internacionais como a OMS e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, bem como de Instituições Europeias com o objetivo de contribuir para reduzir a carga de transtornos mentais na Europa e projetar um novo guia para a Saúde Mental na Europa. Para o efeito, a European House Ambrosetti em colaboração com a Angelini Pharma elaborou um modelo de análise sobre o desempenho dos países europeus no domínio da saúde mental ("Headway 2023 Mental Health Index") com particular enfoque nas áreas da Saúde, Sociedade, Escola e Trabalho, realizou um evento institucional no dia 7 de outubro para apresentar o "Headway 2023 Mental Health Index" em Bruxelas e reativou 2 plataformas multidisciplinares em Itália e em Espanha, envolvendo especialistas da saúde mental em vários setores.  

Como CEO, Pierluigi Antonelli afirmou: "Os esforços de recuperação do COVID-19 proporcionam uma oportunidade crucial para melhorar os serviços e políticas de saúde mental da Europa, colocando a saúde do cérebro no topo da agenda europeia de saúde pública. O Índice de Saúde Mental Headway 2023 proporciona a primeira visão abrangente do estado dos sistemas de saúde mental na Europa. O relatório destaca a taxa de doença mental entre as pessoas em idade ativa e a necessidade urgente também de os empregadores estabelecerem sistemas adequados para responder às necessidades de saúde mental. Como empregadores, é crucial, enquanto influenciamos as políticas externas, permanecer coerentes e agir com responsabilidade principalmente dentro das nossas organizações."

 

COM 33-09/21